Matemática “salva” o Coritiba do rebaixamento
Tribuna cruza os dados dos matemáticos, que colocam o Coritiba com risco menor de degola
Com 43 pontos na tabela de classificação, uma vitória simples livra o Coritiba do rebaixamento, sem que o time dependa do resultado dos concorrentes diretos ao descenso Sport e Avaí, que têm um ponto a menos. O Coxa enfrenta a Chapecoense neste domingo (3), a partir das 17h, na Arena Condá.
Mas não é apenas neste cálculo que a matemática pode favorecer o Alviverde. Cruzando os dados dos três principais sites de probabilidade e estatística do futebol brasileiro (Chance de Gol, dos professores da USP; Infobola, do matemático Tristão Garcia; e Probabilidades no Futebol, da UFMG), é possível dizer que o Coritiba não vai cair. Ou, pelo menos, que as possibilidades são pequenas.
Levando-se em conta o retrospecto deste Brasileirão, o Coxa tem 15% de probabilidade de vencer como mandante, mas se favorece pelo fato de a Chape ter 38,4% de chance de perder o jogo como mandante, praticamente 4% a mais do que as chances de bater o adversário visitante. Já as chances de o Alviverde empatar na casa do adversário são de 43,4%, o que também pode ser útil caso Sport ou Avaí também não consigam vencer seus jogos.
Quando se volta os olhos para os adversários diretos do time, o Sport, que recebe o Corinthians em casa na última rodada, tem 40,6% de chance de perder como mandante e, vale lembrar, a equipe de Recife encara o campeão brasileiro de 2017.
Já o Avaí, que vai à Vila Belmiro para enfrentar o Santos, tem 45,3% de perder como visitante, o que deixa o Coritiba, decisivamente, nas melhores condições entre os times que lutam contra o rebaixamento nesta última rodada. O time catarinense enfrenta o 4º colocado no campeonato, que se vencer, pode ser o vice-campeão, caso Palmeiras e Grêmio percam seus jogos.
O Vitória, que tem um pontinho a mais que o Coxa na classificação, recebe o Flamengo em casa. Como mandante, porém, o time tem nada menos do que 43,7% de chances de perder, fora o fato de o Mengo estar na iminência de se classificar à Libertadores.
UFMG
Nas contas dos matemáticos mineiros, a chance do Coxa vencer em Chapecó é de 26,7% – maiores, por exemplo, do que as do Sport derrotar em casa o Corinthians (26,18%). A equipe com mais possibilidade de escapar é o Vitória, pois tem 40,29% de chances de vencer o Flamengo.
Avaliando todos os dados recentes, a porcentagem de risco do Coritiba, para a UFMG, é de 28,4%, bem inferior à Sport (76,2%) e Avaí (81,6%). Para Tristão Garcia, o risco é maior, de 36%, contra 65% do Sport e 83% do Avaí.
TRIBUNA DO PARANÁ
Comentários
Postar um comentário